O Que Eu Penso De… Divergente

13627059

Ficha Técnica:

Título Original – Divergent
Autora – Veronica Roth
Editora – Porto Editora
Edição – Maio 2012
ISBN – 9789720043818

Sinopse:

Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família… e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem.

Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama… ou acabar por destruí-la.

Opinião:

Dos livros dentro do género que já li até hoje, ainda não houve nenhum que batesse os The Hunger Games, mas que este esteve perto, esteve.

Apesar de achar que a ideia das facções é muito semelhante, gostei do facto de cada um escolher a sua facção e as provas que têm que passar. A partir desta parte tudo vai ser muito diferente do que já leram. As descrições, principalmente dos momentos em que a adrenalina está mais presente, estão muito bons. Acompanhamos cada passo, cada corrida, cada tremor das personagens. Gostei também do leque vasto de personagens, tal como cenas de acção, visto que detesto quando o livro tem uma ou duas cenas mais entusiasmantes mas depois é tudo conversa, dramas e amuos.

Aqui não é nada disso. Tris anda sempre numa corrida para provar o quanto é boa.

Uma coisa que não gostei é o facto de uma personagem que supostamente é corajosa faz as coisas sem esse sentimento ou pensamento de “tenho medo mas consigo fazer isto”. Ela fez quase tudo inconscientemente. O outro personagem que me lembro de ser corajoso à pala da sorte foi o Harry Potter e que exemplo fui arranjar, visto que encontro muitos pontos em comum entre este livro e a saga de Rowling. Mas não me vou concentrar nisto, porque como já repararam eu faço sempre associações e cruzamento de pormenores entre as obras que leio e se fosse por este caminho fazia aqui uma teia em que todos têm algo em comum com… todos.

Uma coisa que me irritou ao longo de toda a leitura foi a insegurança de Tris. Para quem é tão corajosa… Por isso, todo este drama em volta dela corroborou o meu pensamento anterior. Este tipo de situações estragam completamente a personagem. Qual é o problema da personagem principal ser mulher e cheia de garra e confiança?!

Enfim, vá-se lá perceber. Mas eu perdoo-o a autora porque ela apresentou-me o Quatro.

Na primeira parte do livro não estava nada à espera que dali saísse algo entre aqueles dois, mas depois não resisti e espreitei o final e pronto, a partir daí olhei para o Quatro com outros olhos e é por isto que eu vou continuar a espreitar finais e a spoilar-me a mim própria.

Apesar de já não estar muito fresco na minha memória, mas depois de relembrar para escrever esta opinião passados meses, estou bastante curiosa quanto ao próximo. Espero pelo português ou atiro-me já ao inglês?

Anúncios

2 pensamentos sobre “O Que Eu Penso De… Divergente

  1. ahahah Inês é só para rir contigo! Eu adorei este livro e ando ansiosa para comprar o segundo mas não sei quando será possível. Em relação aos Hunger Games já os tenho desde o ano passado para ler mas ando sem vontade porque comi vi o filme perdi a pica. Ainda por cima depois disso disseram-me que o segundo e o terceiro livro são uma porcaria e fiquei ainda mais desanimada 😦

    Eu também adorei o Quatro e tou a desejar ver o filme 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s