O Que Eu Penso D… Jane Eyre

Ficha Técnica:
Título Original – Jane Eyre
Título – Jane Eyre
Autora – Charlotte Brontë
Editora – Book.It
Edição – Março 2011

ISBN –  9789898362551


Sinopse:

Tido como autobiográfico, Jane Eyre é um romance da escritora inglesa Charlotte Brontë, um marco da emancipação feminina, publicado no século XIX, mais precisamente em 1847. Jane Eyre é uma autobiografia ficcionada da protagonista que, depois de uma infância e adolescência desprovidas de afecto, se torna preceptora em Thornfield Hall e se apaixona pelo seu proprietário, Mr. Rochester. Uma história sobre a liberdade humana, repleta de elementos dramáticos que compõem uma atmosfera de mistério e suspense.

Opinião:

Mais uma vez a expectativa em relação a este clássico era grande e mais uma vez…
Ou sou eu que só me dava bem com clássicos nas aulas de Língua Portuguesa porque a professora esmiuçava tudo e ajudava-nos a entender as entre-linhas, ou então sou eu que não acho estas obras assim tão especiais.
Tinham-me avisado que Charlotte não era tão boa como a irmã – o que me assustou um bocado visto não ter simpatizado particularmente com O Monte dos Vendavais – mas cheguei à conclusão que estão mais ou menos no mesmo patamar. Aqui o que acontece é que o espaço temporal é muito mais amplo e assim é-nos dada uma maior quantidade sobre a personagem principal.
Os diálogos entre Mr. Rochester e Jane Eyre são por vezes tão confusos e entediantes que quase os saltei para lhes dar “privacidade”. Este aspecto foi melhorando à medida que fui avançando na história, mas o mesmo não aconteceu com as descrições – longas e exaustivas. Em relação a estas últimas gostei bastante da caracterização das personagens, tanto físicas como do vestiário e costumes, mas este facto era mais que obrigatório visto a obra se situar na época em que Charlotte viveu.
Não vai ser relido de certeza, mas estou com esperança que o outro exemplar desta escritora – O Professor – melhore a minha opinião ou me faça perceber a escrita desta autora.
A escrita é simples, mas bastante repetitiva.
Penso que as suas melhores características são o mistério em torno da personagem Grace Pole e a acção/movimentação em torno de Jane Eyre.
O final foi por um lado óbvio, mas por outro nunca esperei que Jane encontrasse Mr. Rochester naquele estado.
Deixe uma Resposta

